domingo, 12 de outubro de 2014

Resenha: Se Eu Ficar

coming soon ♥

Se Eu Ficar foi um dos filmes mais falados do ano e, por causa dele, várias pessoas leram o livro homônimo que originou a produção. Bom, eu li e assisti e vim compartilhar minha opinião com vocês.

Eu me interessei pelo livro depois de ver que viraria um filme com a Chloë Grace Moretz no papel principal, então acabei comprando-o o mais rápido possível, para poder ver o filme com a leitura completa.


Mia era uma violoncelista cursando o último ano do Ensino Médio, tinha uma vida bem normal: saía com seu namorado, Adam; tinha uma melhor amiga para a qual pedia conselhos; se dava bem com seus pais e seu irmão; e tinha como paixão e hobby o violoncelo. Num dia de inverno, ela, seus pais e seu irmão saíram para um passeio de carro, quando houve um acidente por conta de um caminhão que bateu em seu carro. Mia acorda fora de seu corpo, consciente de tudo que está acontecendo, mas sem que ninguém a ouça ou a veja, como um espírito. Tentando entender o que acontece, ela passa a acompanhar a Mia inconsciente no hospital, procurando uma forma de sair do estado em que se encontra. Até que descobre que seu destino está em suas mãos: se ela vive ou se morre, isso depende de sua escolha.


Se Eu Ficar é um livro muito fácil de se ler. Seus capítulos são intercalados entre o passado (como era a vida de Mia, como ela conheceu seu namorado, etc.) e o presente (depois do acidente), o que deixa o livro mais fluído e menos dramático, já que se têm várias partes engraçadas e animadas sobre seu passado. O livro é pequeno, rápido de se ler e mais centrado, vamos dizer. Não há muitas partes paradas, onde a leitura empaca. Tem sempre algo acontecendo e não lembro-me de nenhuma cena monótona.

Mas, para ser sincera, eu esperava mais do livro. Acho que teve muita "enrolação" durante as páginas, dúvidas entre ficar ou ir, para o final ser muito breve. Foi muito "Então aconteceu isso. Pronto. Acabou." Dá para entender o desfecho, mas acho que precisávamos de mais detalhes para um livro com tantos momentos diferentes da protagonista retratados. Porém... Ainda há o segundo livro. Algumas edições do primeiro vêm com o primeiro capítulo da sequência, como o meu. Fiquei tão frustrada com o final do livro que fui direto ler a continuação, para ver se haviam mais detalhes. Mas achei que este primeiro capítulo te deixa mais confuso ainda. Então, aqui estou eu, com o segundo livro em mãos, me sentindo obrigada a saber o que realmente aconteceu depois de tudo aquilo.

Quanto ao filme, eu gostei bastante. A escolha dos atores foi ótima (exceto, acho eu, a atriz que fez o papel da melhor amiga, Kim. Achei a personagem muito mais divertida e complexa no livro e no filme ela pareceu muito irrelevante e sem graça). A Chloë foi uma ótima Mia, e o Jamie nasceu para ser o Adam. Minha única dúvida mesmo foi a escolha da Kim. Voltando... O filme é bem fiel ao livro, claro que tiveram partes modificadas, mas coisas muito pequenas para criticar e que não mudam o contexto da história. Na verdade, achei o filme mais animado do que o livro e também mais triste. Hahaha. As cenas animadas ficaram mais agitadas e destacadas, e o drama também ficou mais forte. Ponto positivo para o filme. A trilha sonora é ótima e foi a única coisa que consegui escutar nos dias seguintes. A banda do Jamie é a mesma que fez o papel da banda do Adam, e eles são ótimos! Gostei bastante da escolha.

Ambas as obras são boas, mas não me causaram nenhum impacto. Foi uma leitura boa, mas acho que vai ficar só por isso. Acho que recomendo mais assistirem ao filme do que ler o livro. Pontos para a trilha sonora e pela escolha de atores. 

2 comentários:

  1. Eu estou curiosíssima por esse livro, até dispensei o filme. Quero primeiro ter o prazer de folhear essa história.
    Adorei a sua resenha, agora preciso adiantar as minhas leituras para ler Se Eu Ficar o quanto antes!
    Parabéns pela resenha ^^
    Beijos

    citacoesdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! É uma leitura bem relaxante, pode ter certeza!

      Beijos!

      Excluir

Obrigada por deixar sua opinião! Comente sempre (: