segunda-feira, 30 de junho de 2014

Resenha - Trocada

LOVE THESE SERIES


Trocada, o primeiro volume da saga Trylle, conta a história de Wendy Everly, uma garota de dezessete anos aparentemente comum, mas com uma personalidade difícil, como é descrita nos primeiros capítulos do livro. Ela não tem amigos, é teimosa e já foi expulsa várias vezes de escolas, e por isso vive se mudando. É atormentada pela lembrança de seu aniversário de seis anos, quando sua mãe tentou matá-la, acusando-a de ter matado seu verdadeiro filho e de ter pego seu lugar. Após a mãe ir parar em um hospital psiquiátrico, ela passa a viver com o irmão mais velho super protetor e a tia.

Na nova escola a única coisa diferente é o garoto que não deixa de observá-la, Finn Holmes. Ele logo acaba revelando que ela é diferente e foi trocada ao nascer. Explica que sua missão é levá-la para sua "casa", onde mora sua verdadeira família. Após um ataque que sofre, ela concorda e parte para conhecer o lugar onde pertence.


O livro me prendeu bastante no início, me deixando a tarde toda lendo sem parar. Mas perto da metade eu acabei me cansando um pouco. O começo te deixa louco para saber o que Wendy é (coisa que não é revelada nas orelhas nem na contracapa do livro) e o que vai acontecer com ela. Até a parte onde brevemente essas perguntas são reveladas conseguimos ficar bem presos à história. Depois disso, a história começa a ficar parada, com algumas breves explicações e partes desinteressantes.

Um dos pontos que não me agradou no livro foi a protagonista. No começo do livro ela é descrita como teimosa e dá a entender que é briguenta, pois vive sendo expulsa das escolas. Mas no desenrolar do livro não vemos quase nada disso. As partes retratadas na escola não mostram nada que ela fez que seria motivo de uma suspensão ou advertência. E no resto do livro ela parece aceitar (quase) tudo que a dizem, mesmo que não concorde; age como uma perfeita menina, apesar de curiosa, o que é certo, já que não a contam quase nada. Também é descrita como solitária, mas ao ir para "casa" faz várias amizades e muito rápido para alguém que não tinha amigos.

Além disso, ela parece ser bastante bipolar. Nos primeiros capítulos ela adjetiva Finn Holmes de esquito e afirma que não se sente atraída pelo mesmo, mas após poucos capítulos ela se diz apaixonada por ele e vive procurando-o, onde quer que vá. Há também o momento após sua mãe explicar que a trocou no berço de propósito; ela fica com raiva e triste pois os motivos não parecem razoáveis em nenhum momento (pelo menos não para mim e sei que mais gente pensa assim), mas horas depois ela parece nem lembrar-se disso. Ao longo do livro ela descreve a saudade que sente de casa e de sua família, mas, em nhum momento, parece pensar em mandar uma carta para casa explicando tudo ou ir embora.

É dito que ela é muito importante para sua comunidade, mas, mesmo após o ataque que sofreu, não são descritos seguranças que a protegem, exceto Finn, que desaparece em vários momentos da história, e costuma chegar atrasado quando sua proteção é necessária. Além disso, colocar apenas um garoto de vinte e poucos anos como segurança para alguém que, tecnicamente, é muito importante não parece o suficiente, sendo que, mesmo com seu treinamento, poderia encontrar dificuldade em protegê-la se fosse enviado um grande grupo para atacar, não?

O ambiente no qual sua "espécie" vive não agrada muito, não como em várias outras sagas como Harry Potter, onde o leitor sente desejo de visitar. Parece apenas um condomínio rico comum, sem detalhes diferenciados.

Alguns personagens, como Rhys e Tove, dão uma animada na história e costumam ter um certo carinho entre os leitores, mas os demais parecem não ter nada de muito especial.

Acho que podia ser mais bem explorado o universo onde a história se passa. Mesmo com o tema diferenciado das história dos dias de hoje, ainda foi pouco descoberto, sendo que sua espécie só diferencia da nossa em alguns hábitos e em apresentar alguns poderes.

Não foi um livro que me agradou muito, mas ainda vou comprar os próximos dois volumes para descobrir se esse universo será mais bem explicado e se a história apresentará alguma reviravolta surpreendente.

Imagem: We Heart It

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar sua opinião! Comente sempre (: