sábado, 3 de maio de 2014

Resenha - As Peças Infernais

May the angels guard you

Desculpe a imagem, mas não achei nenhuma do jeito que queria, e adorei essa montagem! Quem já leu os três livros já deve saber de que saga estou falando: As Peças Infernais, de Cassandra Clare.

Não sei se já comentei com vocês, mas a saga Os Instrumentos Mortais é uma das minha favoritas. Também é da Cassandra (ou Cassie, para os íntimos. Hahaha!) e acontece no mesmo universo d'As Peças Infernais. Esse universo é apenas um pouco diferente do que conhecemos hoje, nele existem demônios. Ok, não é tão ruim quanto parece, pois temos os Caçadores de Sombras, que são metade anjos e metade humanos. A missão deles é caçar os demônios que infringem as leis do Acordo, isso também serve para membros do submundo (que incluem vampiros, lobisomens, feiticeiros...) que violaram certas regras. Diferente da saga Percy Jackson, onde os semideuses possuem um pai deus e o outro mortal, aqui os dois pais são Caçadores de Sombras. A parte do meio anjo vem dos antecedentes, já que a primeira geração de Caçadores foi criada quando humanos (ou mundanos, como eles chamam) beberam sangue de anjo do Cálice Mortal, a partir daí viraram Caçadores de Sombras, assim como seus filhos, o filho de seus filhos, e assim em diante. Um Caçador não pode se casar com um mundano, ou deixa de ser Caçador; por isso todos os Caçadores de Sombras têm pai e mãe nephilim (outro nome para os Caçadores). 

Agora que resumi o universo onde a história se passa, posso contar sobre ela. Diferente de Os Instrumentos Mortais, que ocorre nos dias de hoje, As Peças Infernais ocorre no século XIX, mais precisamente, a partir de 1878. Conta sobre uma garota, Theresa Gray (ou Tessa, como prefere), que após a morte da tia (que cuidava da mesma desde a morte dos pais) vai para a Inglaterra para morar com seu irmão. Lá é sequestrada pelas Irmãs Sombrias, que também mantêm seu irmão em cativeiro. Elas a ensinam a usar seu poder, que ela mesma nunca soube que tinha. Ela consegue se transformar em qualquer um apenas tocando em algo que pertence ou pertenceu a essa pessoa. Um dia aparece um garoto, William "Will" Herondale, que, junto com outras pessoas, tiram-na de lá. 

Ela fica abrigada no Instituto de Londres, junto aos Caçadores de Sombras que a salvaram. Mas a aventura mal começou, já que o Magistrado está louco para tê-la. Ele possui vários autômatos e está pronto para guerrilhar com os Caçadores de Sombras, se isso quer dizer ter Tessa sob seu poder.

***

Isso foi mais uma sinopse do que um resumo, mas tenho medo de falar demais e acabar soltando spoilers. Só posso acrescentar que ao longo da saga Tessa, Will e Jem (parabatai de Will) fazem de tudo para deter o Magistrado, descobrir o que Tessa é e para quê ele a quer.

Eu adoro a Cassandra. E adoro o fato de seus livros serem escritos na terceira pessoa, pois assim podemos ver lados diferentes da história e partes onde o protagonista não está presente.

Essa saga não foi diferente de Os Instrumentos Mortais, me prendeu desde o primeiro capítulo. Toda vez que terminava um capítulo queria ler mais e, se tinha que parar, não conseguia tirar a história da cabeça. Às vezes você tem certeza de que tal coisa irá acontecer, mas, de repente, algo é revelado e você fica sem saber o que pensar, o que só te deixa querendo mais e mais.

Quando terminei de ler Princesa Mecânica, o último livro da saga, fiquei no que nós, leitores, chamamos de "ressaca literária". Não sabia o que fazer da vida, então fiquei deitada, ainda com o rosto molhado de tanto ter chorado, relembrando de como tudo começou, dos melhores momentos, inventando finais diferentes.

Foi um dos livros que mais me marcaram, pois é muito bem contado, tem partes emocionantes que te fazem chorar, outras são engraçadas e você se pega rindo em público, tem horas onde você prende a respiração sem perceber e seu coração começa a bater mais forte.

Às vezes me perguntam se é melhor começar lendo As Peças Infernais ou Os Instrumentos Mortais. Eu comecei pela segunda opção, mas acho que se você não leu nenhuma das duas é melhor começar por As Peças Infernais, pois como acontece antes, conseguimos ver alguns antecedentes dos personagens de Os Instrumentos Mortais, e isso é muito legal.

Se ainda não leu, leia. Garanto que se você é fã de livros como Divergente e Harry Potter você vai gostar.

Parabatai: resumidamente é mais do que irmão, é um amigo pelo qual você foi ligado.

Um comentário:

Obrigada por deixar sua opinião! Comente sempre (: